Rally

Resultado de imagem para Rally ken block

O que é o Rally ?

O rally é uma competição automobilística realizada em estradas, que estão fechadas ao trânsito normal. O rally é disputado sempre em duplas, cabendo ao piloto conduzir o veículo e ao navegador orientar o piloto sobre o trajecto vendo pelo roadbook. O vencedor é aquele que conseguir acabar a prova com o menor tempo possível, respeitando as regras do rally. 

História do Rally



Nós já sabemos que você gosta de carros, motos, velocidade e aventura. Mas, tal conhecer a história desse esporte que une tudo isso? O Rally é um esporte automobilístico para quem não tem medo de aventuras, gosta de velocidade e de sentir uma super adrenalina.

Um dos esportes mais antigos do mundo
O esporte começou a ser praticado em 1875 por um grupo de amigos e fãs de velocidade. As primeiras disputas aconteceram em duas cidades francesas, Paris e Le Mans. Anos depois, tomou conta também da cidade de Rouen, na França.

Na década de 1950, a Sociedade Esportiva e Cultural dos Empregados da Light começaram a organizar a corrida aqui no país.

Primeira prova do Mundo

O Monte Carlo foi o primeiro rally a realizado na região de Mônaco e por isso, recebeu este nome. Atualmente, ela é uma das principais provas do circuito.

Tipos de Rally

Existem três tipos de provas diferentes. O Rally de velocidade é realizado em estradas fechadas especialmente para a realização dos eventos. Como o objetivo é vencer por velocidade, as estradas precisar ser de boas condições para não atrapalhar no desemprenho. Essa prova é dividida trechos especiais e previamente conhecidos.
Ao final da corrida, os pontos das dois trechos são somados e vence quem tiver a melhor somatória.
Já no Rally de regularidade os competidores não conhecem o trajeto que vão percorrer. Um pouco antes do começou da corrida, os competidores recebem um livro com instruções sobre o caminho. Nessa modalidade, as estradas são um pouco menos conservadas e o carro podem sofrer um pouco mais este impacto. A prova é dividida em partes e possui direção média pré estabelecidas.
Durante a corrida, os carros passam por postos para medir a navegação média. Com essas informações, a equipe confere o tempo ideal com a passagem pelo local e concede o ponto ao competidor que mais se aproximar do valor estimado pela organização. Quanto mais próximo a pontuação ideal, menos pontos se é atribuído. Vence quem tiver a menor somatória de pontos ao final da prova e andou mais próximo do tempo ideal.

No Cross Cuntry lembra bastante o rally de velocidade e vence quem chegar mais rápido. Neste, os competidores não conhecem o trajeto e também não recebem instruções para isso. Eles passam por pontos específicos até a chegada. Uma das referências mais fortes dessa modalidade, é o Rally dos Sertões. . Nesta aqui, os carros são ainda mais pesados e fortes para aguentar a corrida. Participam também

Rally no Brasil

No Brasil, uma das provas mais conhecidas é o Rally dos Sertões. Em 1991, a prova foi disputadas com o nome de Rally São Francisco o interior de São Paulo. Esta se dedicava exclusivamente as provas com motos. Em 1993, nascia oficialmente o Rally dos Sertões. O percuso da prova ia de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, Natal, no Rio Grande do Norte. Nessa prova, competiram 34 motociclistas que percorreram 3.500 quilômetros.
Desde a primeira edição, se passaram 23 anos e mais de 81 campeões levaram o título para casa.

Competidores

Dentro do carro, vão o piloto e o co-piloto que necessitam de preparo físico e também psicológico para aguentar várias horas de competição. O co-piloto é quem dá as orientações para o piloto, enquanto ele dirige. Com certeza é um esporte para poucos!



0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga