Drift

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Sobre o Drift
Numa curva, quando a velocidade do veículo é maior que a tracção e aderência dos pneus à estrada, o carro ao virar vai derrapar de lado. Com uma boa suspensão e várias afinações no carro e, o mais importante de tudo, uma boa técnica e experiência do condutor, é possível controlar essa derrapagem na curva. E assim, tem-se o famoso Drift.
História
O Drift moderno começou como uma técnica de corridas popular no All Japan Touring Car Championship há mais de 30 anos atrás. Kunimitsu Takahashi foi o primeiro criador desta técnica em 1970. Ele foi famoso por atingir o apex (o ponto onde o carro está mais perto do interior da curva) a grandes velocidades, para depois derrapar pela curva, alcançando uma grande velocidade à saída da curva. Está técnica, chamada de Drif, permitiu a Takahashi ganhar vários campeonatos e uma enorme legião de fãs.Keiichi Tsuchiya, mais conhecido por Dorikin, era um piloto de corridas ilegais (street racing) e interessou-se particularmente pelas técnicas de Drift de Takahashi. Ele começou a praticar essa técnica em estradas de montanha no Japão e rapidamente começou a ganhar reputação. Em 1987, várias revistas de carros e corridas populares e garagens de tuning conhecidas e conceituadas concordaram em produzir um vídeo com as técnicas de Drift de Dorikin. Este vídeo, conhecido por Pluspy, teve uma enorme recepção entre os fãs do género, pelo que se tornou um vídeo de culto para a modalidade e que inspirou grande parte dos profissionais de corridas de Drift de hoje em dia. Em 1988, Dorikin, com a ajuda de um chefe de uma revista de corridas conhecida, Daijiro Inada, conseguiu organizar o primeiro evento específico de corridas de Drift, chamado o D1 Grand Prix. Desde aí, a técnica de Drift explodiu e espalhou-se em todo o mundo, pelo que é uma forma de corridas muito popular na América do Norte, Ásia e Europa.
As corridas de drift
Tipicamente, existem duas sessões, a qualificação/treinos e a sessão final, ou corrida. Na qualificação, os pilotos tem a oportunidade de fazerem curvas em drift individuais em frente ao júri, na tentativa de chegarem aos 16 finais que passam para a corrida final, ou seja, os pilotos com as 16 melhores pontuações passam para a sessão final. As qualificações acontecem normalmente no dia anterior à prova.
Nas finais, os pilotos são postos lado a lado (aleatoriamente) e têm a oportunidade de fazerem duas curvas, uma como líder e outra como chaser. Entende-se de líder aquele que entra primeiro na curva, e chaser aquele que o persegue. Ás vezes, o líder finge a sua entrada na curva, para tentar enervar e pressionar psicologicamente o chaser, pelo que a esta estratégia dá-se o nome de feint (finta). Dos 16 pilotos na 1ª fase da corrida final passam os 8 pilotos com as melhores pontuações para a 2ª fase, depois passam os 4 melhores para a 3ª fase e, a final, é feita pelos 2 pilotos com melhor pontuação na 3ª fase
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As especificações necessárias para o carro de Drift
A suspensão de um carro de Drift deve ser bastante  alta e os amortecedores fortes, o próprio eixo traseiro tem que ser diferente. A maioria dos carros de Drift utiliza uma combinação de recuo/choque. Este tipo de afinação permite ajustar o peso do carro independentemente da suspensão. Não existe afinação perfeita do peso do carro ou da combinação recuo/choque, isso depende de piloto para piloto, é uma preferência pessoal de cada um.
Muitas marcas de suspensão oferecem suspensão afinada especificamente para o Drift, o que permite a muitas pessoas entrarem no desporto competitivo.
Normalmente, no que toca a suspensão, o recomendado é que deve ser relativamente firme à frente ou atrás, depende do estilo de condução de cada um, e deve estar o mais próximo do chão possível, mas não tão próximo que raspe o carro no chão.
Os pneus dos carros de Drift são uma peça chave na mecânica do carro. Têm frequentemente diferentes pneus à frente e atrás, e o próprio condutor deve ter uns quantos sets de pneus, pois uma única tarde de Drift pode devastar vários sets de pneus. O recomendado é: à frente usar pneus bons para permitir uma boa direcção para o carro, enquanto que atrás utilizam-se pneus duros, pois os pneus traseiros são os que se desgastam mais no Drift, portanto é melhor usar uma composição de pneus mais dura. O tamanho das rodas não influencia muito o drift, mas normalmente usam-se as de tamanho 15 polegadas.
Como os carros de Drift pretendem-se o mais rápido possível, a aerodinâmica do carro é muito importante. Os ailerons traseiros são úteis em corridas ou curvas largas, onde o carro precisa de desenvolver velocidade suficiente para criar uma necessidade de uma força gravítica maior. É aí que entra o aileron. O aileron é como se fosse uma asa de um avião virada ao contrário, e sem o aileron, a velocidade na curva é tanta que o carro provavelmente poderia “levantar voo”. O aileron, com a sua forma, impede que isso aconteça e estabelece um equilíbrio entre ambas as necessidades.
A própria entrada de ar no motor, para não aquecê-lo demasiado, é crítica, por isso, normalmente, o capô dos carros têm entradas de ar que permitem uma maior refrigeração do motor.
Os carros mais utilizados na corrida de drift
Os carros utilizados em Drift são consideradamente leves, e até dependem de zona em zona. No Japão, os mais utilizados são o Mazda RX-7, o Nissan Skyline (com tracção traseira), o Honda S2000 e o Nissan 350Z. Nos EUA, os mais famosos são o Dodge Viper, o Subaru Impreza e o Mitsubishi Lancer Evolution, enquanto que na Europa utilizam-se mais o BMW M3, o Porsche Carrera e o Mercedes CLK.
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DRIFTING BÁSICO
Se você quer fazer DRIFT, tem que entender como se fazer uma curva. Ela acontece quando a traseira do carro gira na direção da curva. Há muitas maneiras de fazer isso acontecer, vou ensinar todas para vocês. Em carros tração traseira, você pode usar a aceleração para regular o ângulo do DRIFT. Forçar a curva com o carro é uma grande parte do DRIFT. Mas se você não conseguir controlar o carro vai acabar batendo.Para evitar que o carro gire, você precisa virar na direção contraria. Vire as rodas dianteiras com calma na direção da curva e equilibre a aceleração para manter o DRIFT.


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