Wheeling (Moto)

10:30 , , 0 Comentarios

Resultado de imagem para wheeling moto

O Wheelie (também conhecido como wheeling, ou stunt) é um esporte radical praticado com motocicletas, que consiste em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exgídos ao máximo pelos praticantes.



O que é o Wheeling?

Por trás de uma postura aparentemente inabalável, o homem guarda uma fraqueza, sua paixão, nem sempre assumida, pela velocidade. Mais estimulante do que qualquer droga, a sensação de viver em movimento, é um vício. A paixão pela velocidade exerce um incrível poder renovador, o espírito de criança insiste em pilotar a vida mesmo dos homens mais maduros. O Wheeling (como é chamado no Brasil), Freestyle (na Europa) e Stunt (em outros lugares) é uma modalidade de motociclismo essencialmente urbana. O vício de seus praticantes está na louca combinação de borracha e asfalto. Cheiro de gasolina, ronco dos motores e sabor de adrenalina. Todos os sentidos são excitados no Universo do Wheeling. Por incrível que pareça essa é uma atividade original do Brasil.

Wheeling

Pode ser praticado em motos de qualquer cilindrada, porém, quanto maior a cilindrada do motor da moto, mais difícil será a execução da manobra. Os freios também são muito utilizados, e é a posição da moto que vai definir o sucesso e a segurança dos movimentos.
Nos anos oitenta, ano de inicio da prática do esporte, o Wheeling era uma prova de arrancada, em que os pilotos empinavam a moto em apenas uma roda, em alta velocidade.


Pela escassez de lugares apropriados para a prática do esporte, o que atrasa o crescimento do Wheeling, muitos pilotos fazem as manobras em vias públicas, colocando em risco a vida dos outros e a própria vida, causando um certo preconceito com o esporte. Mas ao longo dos anos, o Wheeling vem ganhando espaço, como atração em feiras, convenções e eventos em geral.

Fonte : Clayton Duarte

História do Wheeling



O Wheeling foi criado nos Estados Unidos na década de 70 e passou a ter notoriedade no Brasil a partir dos anos 90. Ao longo do tempo, a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no esporte radical brasileiro. Ainda sem muitos locais adequados para a prática e treinamento dos pilotos, o Wheeling vem conquistando o público em apresentações de equipes por todo o Brasil.

Adrenalina. Emoção. Radicalidade. Estas são características de um esporte que vem tomando conta do Brasil e do mundo: o wheeling, que consiste em se fazer as mais incríveis manobras radicais em motos sobre uma roda, como empinadas, fritadas de pneu e zerinhos. O wheeling surgiu na década de 70, quando o californiano Doug Domokos descobriu como controlar apenas com o freio traseiro a motocicleta empinada, e passou a fazer exibições de suas habilidades com a moto entre as etapas das provas de motocross. A partir dai, Domokos conquistou fama mundial e ficou conhecido como The Wheelie King, ou seja, o Rei do Wheeling.

Este novo esporte ganhou adeptos em varias partes do mundo e chegou ao Brasil, onde a pratica do wheeling começou nas ruas, como uma brincadeira, passando inclusive pelo preconceito de pessoas que o consideravam como uma bagunça, e se tornou o esporte mais radical praticado em duas rodas. Hoje, o wheeling, chamado também de Stunt Riding nos EUA, e muito mais que isso, com campeonatos mundiais e eventos acontecendo constantemente nos países da Europa e da América do Norte. Atualmente, o Brasil e referencia quando se fala em wheeling, e exporta os melhores pilotos deste esporte para o resto do mundo. La fora, pilotos como Antonio Carlos Farias (o “AC” Farias – brasileiro que inventou muitas das manobras e o mais antigo na modalidade, Andre Colombo, Odair Salmazo, Edinaldo Dantas e Edu Motoshow, fazem do wheeling o esporte radical que mais cresce hoje. Todos morando em outros países como Espanha, Alemanha e Portugal e responsáveis pelo crescimento do esporte e aumento do nivel técnico das manobras sobre motos.


Abaixo vemos o vídeo do Festival de Moto Wheeling 2º Edição. Com participação do Kleber Atalla (Tiozão da Hornet), que é um grande conhecido no mundo das motos, por ser um grande moto-filmador.









0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga