Skateboarding

Resultado de imagem para skateboard street



Skateboarding é um esporte radical muito praticado atualmente. Consiste em, realizar manobras deslizando sobre o solo (com ou sem obstáculos) equilibrando-se sobre o skate. O skate é uma prancha (shape) que possui dois eixos (trucks), rolamentos e quatro pequenas rodas. É um esporte de ação que envolve montar e executar truques usando um skate .Skateboarding também pode ser considerado uma atividade recreativa, uma forma de arte, um trabalho, ou um método de transporte. Skateboarding foi moldado e influenciado por muitos skatistas ao longo dos anos. Um relatório de 2009 concluiu que o mercado de skate é estimado em US $ 4,8 bilhões em receita anual, com 11,08 milhões de skatistas ativos no mundo.  Em 2016, foi anunciado que o skate será representado nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, Japão. 

Historia:

Inicialmente, o objetivo do skate era apenas deslizar sobre o solo. Hoje considerado um esporte radical, devido ao grau de dificuldade das manobras executadas.
Skate originou-se na Califórnia, surfistas locais queriam fazer do surf um divertimento também nas ruas, onde no começo, o nome da nova diversão era Sidewalk Surf.
Skate daquela época (1960) era muito diferente do que é hoje. Não possuíam nose nem tail, eram apenas uma tábua de madeira com 4 rodinhas. O novo “Surfe no asfalto” contagiou tanto as pessoas, que rapidamente ganhou seu espaço, praticantes e admiradores.
Em 1970 o Sidewalk Surf, já conhecido como Skate, sofreu uma revolução, suas rodinhas foram estudas e feitas por um material chamado uretano. Com a ajuda dessas rodinhas, o Skate passou a pesar por volta de 2,5kg.
Um grupo de garotos revolucionou ainda mais o Skate. Em 1975, mostraram ao mundo que era possível fazer manobras de Surf sobre o ele. Mais conhecidos como Z-Boys, faziam parte da equipe Zephyr da Califórnia, de um lugar que chamavam de Dogtown.
Uma das primeiras e muito importante manobras do Skate, o famoso Ollie, foi inventada em 1979 por Alan Gelfand, onde os skatistas pulavam obstáculos. Hoje o Ollie é base de qualquer manobra, o Skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra abriu a mente dos skatitas para o que era até então impossível, ai veio à criatividade nas manobras.
"Em 1976 nós andávamos de skate em piscinas vazias. Ninguém sabia o tudo o que se podiam fazer então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar" – DIZ Wally Inouye.
Na década de 80, um dos revolucionários do Skate Street foi o glorioso Rodney Mullen, considerado por muitos, o melhor skatista o mundo até hoje.
Mullen foi responsável por 39 manobras, como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc...
Nessa mesma época, Tony Hawk inovou o Skate no Half Vertical, sempre procurando ultrapassar limites de criatividades e dificuldade das manobras. Vencendo barreiras de preconceito, o Skate vem crescendo e inovando até os dias de hoje.


0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga